segunda-feira, 12 de julho de 2010

De olho no seu negócio

Pessoal segue minha primeira materia escrita para o jornal Cajamar News.

Caro amigo empresário de Cajamar e região, neste primeiro artigo eu vou falar um pouco de sua empresa e da importância de manter os olhos sempre bem abertos e atentos para tudo que venha a influenciar o curso da sua gestão.
Todos nós quando iniciamos nosso negócio pensamos e temos uma visão, que muitas vezes é super otimista e mesmo sem a experiência do mercado apostamos todas as nossas fichas e passamos a tocar nosso negócio dia após dia, com ou sem os resultados que esperávamos. Bom este foi o primeiro e mais importante passo que você poderia ter dado. O passo do empreendedorismo, porém a sustentabilidade, o crescimento e a continuidade dependem de passos mais largos que precisam ser dados o quanto antes. A capacitação gerencial é fundamental para que você possa ter a total segurança na administração, independente do porte de sua empresa. Você deve agir e pensar como o dono de uma multinacional para que sua pequena empresa possa projetar crescimento para chegar a tal. Vou deixar algumas dicas de como organizar e planejar a administração do seu negócio. As finanças são muito importantes, pois controlam o fluxo financeiro, logo você deve iniciar o trabalho por aqui. Monte uma planilha com todas as suas despesas fixas e variáveis (água, luz, telefone, aluguel, funcionários, pró-labore, honorários contábeis, impostos, fornecedores, margem de lucro), e faça uma estimativa de faturamento para aquele mês, suficiente para cobrir todas estas despesas e fechar a operação do mês, a partir daí você poder ir ampliando e projetando dos meses seguintes e conseqüentemente projetando o fluxo de caixa de todo o ano. Esta é uma forma simples de se visualizar seu contas a pagar, projetar receitas necessárias para chegar a um ponto de equilíbrio e visualizar lucros. O planejamento operacional deve buscar a otimização dos processos e principalmente a padronização, que virá a garantir um determinado nível de eficácia e qualidade. Você deve observar a sua operação, questionar colaboradores quanto à forma de executar, pedir sugestões sobre otimização, uso de recursos tecnológicos, necessidades de investimento, acompanhar as movimentações do mercado e avanços, participar de feiras e eventos voltados ao seu segmento. Toda a ação e implementação deve ser acompanha de perto e avaliada quanto ao seu resultado e ganho efetivo. Continuaremos a falar no próximo artigo sobre o que é Marketing e como praticá-lo em sua empresa.

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